Aguarde...
14 de Novembro de 2025
Fotos: Iano Andrade/IEL
No topo das discussões sobre o futuro dos sistemas de saúde pelo mundo, assuntos como Inovação e Saúde Digital têm sido acompanhados de perto no Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF) e na Coordenação de Emergência Regional (CER) Ilha. Apontados como caminhos de transformação, os temas estão impulsionando as unidades a encontrar soluções efetivas para melhorar a qualidade na entrega dos cuidados aos usuários da rede pública do município do Rio de Janeiro e do SUS.
A iniciativa de uma abordagem diferenciada, e ainda mais centrada no paciente, vem sendo apresentada em fóruns de saúde e tornou o HMEF/CER Ilha um case de sucesso. Foi nesse contexto que o projeto venceu o GIMI Innovation Awards 2025, prêmio internacional conhecido como Oscar da Inovação. O reconhecimento foi recebido pelo CEJAM, que gerencia as unidades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em cerimônia realizada no dia 07/11, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro.
Com ajustes nos rumos do gerenciamento estratégico e implementação de ações apoiadas na gestão da qualidade, vigilância epidemiológica hospitalar e uso da inteligência de dados, as unidades já registraram resultados promissores.
O case premiado pelo GIMI mostrou como as medidas de monitoramento, conduzidas pela área de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, podem identificar mais precisamente o perfil dos pacientes, suas doenças, agravos e fatores de riscos para que atuem preventivamente e possam alcançar bons desfechos com a satisfação dos usuários.
O relato apresentado demonstrou o êxito de ações adotadas na prevenção e redução de reincidências dos casos envolvendo vítimas de tentativa de suicídio, a partir da verificação do aumento no atendimento de ocorrências de violência que chegam nas unidades. Entre as medidas estão o georreferenciamento dos pacientes acolhidos e o desenvolvimento de estratégias de atenção integrada com os demais serviços da rede SUS na região.
“Inovação e boa gestão devem andar de mãos dadas para tornar a rede de saúde mais efetiva. Com criatividade, organização de processos, integração e iniciativas de baixo custo chegaremos lá”, disse o diretor técnico do HMEF/CER Ilha, Flávio Monteiro.
“Inovação na Saúde mais do que um tema relevante, é hoje a possibilidade real de transformação”, acrescentou o diretor executivo do Grupo ASAS/Escola CEJAM, Rogério Bellot.
“Essa conquista significa que estamos no caminho da transformação, com foco na organização da assistência e melhoria dos cuidados”, destacou o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da SMS Rio, Daniel da Mata.
Além deles, o coordenador da CER Ilha, Bruno Caldas também esteve presente na ocasião.
As novas iniciativas do HMEF/CER Ilha na rota da Inovação e Saúde Digital já foram destaques nos congressos internacionais ALAMI 2025 e o IHF World Hospital Congress 2025, apresentadas pelo diretor-geral do CEJAM na Regional Rio e das unidades, Tiago Velloso.
Os serviços possuem certificação ONA 2, selo Epimed (Segurança do Paciente e UTI Eficiente) e acabam de se tornar membro do Qmentum, em preparação para certificação internacional.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!
Escolha uma opção...
Voltar...