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10 de Julho de 2025
Nos dias 28 e 29 de maio, o Hospital Geral de Itapevi, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, recebeu a visita de três auditoras do IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde para avaliação da manutenção do selo ONA Nível 3 - Acreditado com Excelência — concedido pela Organização Nacional de Acreditação e que assegura a qualidade dos serviços de saúde no país. Após o período, a unidade, que obteve o selo pela primeira vez em maio de 2021, manteve sua certificação até 2027.
As avaliações, que não aconteciam de forma presencial desde 2019, são realizadas anualmente e têm como objetivo verificar os requisitos de segurança do paciente; a interação e integração entre os processos; além da excelência na gestão, através dos ciclos de melhoria apresentados.
Para Valdemir Moreira, diretor administrativo do Hospital, esse resultado é um reflexo direto do esforço da equipe. “Graças ao compromisso, desempenho e dedicação de cada colaborador e das lideranças, que atuam com responsabilidade, entrega e, acima de tudo, com um profundo respeito à vida e ao cuidado com o próximo, conseguimos garantir mais um ano de excelência.”
O encerramento do processo ocorreu ao final do segundo dia de visita, reunindo os representantes de cada setor para um retorno sobre as observações da auditora líder. Dentre os pontos fortes, destacaram-se:
- Ações junto à comunidade com capacitação e orientação à população, assim como com outras instituições de saúde;
- Divulgação de boas práticas internas em eventos científicos, tais como: labirinto do poder, protocolo de mobilização e linha de cuidado versus peso do neonato;
- Iniciativas para redução de custos, como suplementação para cirurgia segura e redução do tempo de jejum para pacientes adultos em casos cirúrgicos;
- Projetos sustentáveis, como Descobrindo Sabores, brinquedoteca, iniciativa ”Devolva-me”, redução de poluição plástica e reutilização de SMS (material considerado um “tecido não tecido” utilizado na assistência) para a fabricação de bolsas de coletor de urina, porta adorno e suporte para bolsa de colostomia;
- Aquisição do equipamento Chiller para climatização e implantação do Serviço de Litotripsia Extracorpórea;
- Folders com orientações sobre cuidados domiciliares, incluindo pós-parto, cuidados do recém-nascido, prevenção de feridas operatórias, endoscopia, colonoscopia e uso de medicamentos psiquiátricos.
Outros projetos destacados são o Programa de Gestão por Competências e a Feira de Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Ambas as iniciativas têm como intuito o desenvolvimento e a melhoria de habilidades, seja por meio do compartilhamento de conhecimentos e conscientização dos riscos assistenciais, ou pela capacitação em avaliação de desempenho para aprimorar a gestão.
“Agradecemos todos os profissionais pelo compromisso com a excelência, promovendo uma cultura de melhoria contínua, inovação e humanização. Essa conquista é de todos nós, que, diariamente, fortalecemos a missão do nosso hospital. Juntos, seguimos fazendo a diferença na vida das pessoas!” finaliza o diretor.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
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