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Saúde

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11 de Novembro de 2025

Hospital Geral de Itapevi promove 3ª Feira de Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Com o objetivo de estimular a imersão e aprofundar o conhecimento em segurança do paciente, o Hospital Geral de Itapevi (HGI) — unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e gerenciada pelo CEJAM — realizou, nos dias 24 e 25 de setembro, a 3ª Feira de Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HGI, a feira deste ano inovou ao utilizar o Castelo Rá-Tim-Bum como tema central. A referência ao programa clássico despertou nostalgia e inspiração entre os profissionais, reforçando as boas práticas orientadas pelo Ministério da Saúde e instituições competentes, de maneira lúdica e divertida.

Com foco nas Metas Internacionais da Segurança do Paciente, foram abordados tópicos como: identificação correta do paciente com etiquetas e pulseiras; a importância da comunicação clara no ambiente hospitalar; técnicas e barreiras de segurança no uso de medicamentos; ferramentas de cirurgia segura como o Time Out e Pit Stop; demonstrações dos cinco momentos para a higienização das mãos; e medidas para prevenção de lesão por pressão e quedas hospitalares.

O evento alcançou 504 participantes, demonstrando um amplo engajamento de colaboradores das áreas assistenciais, administrativas e de apoio. A ação contou, ainda, com a presença estratégica de representantes do Núcleo de Segurança do Paciente da SES, bem como de pacientes, acompanhantes, visitantes e da comunidade do entorno do hospital.

Para Elaine Cristine, coordenadora de Gestão de Qualidade e Risco e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HGI, a feira representou muito mais do que uma atividade educativa.
“Ao aproximarmos a segurança do paciente de forma lúdica e participativa, conseguimos envolver não apenas os profissionais, mas também pacientes, familiares e acompanhantes em uma jornada de aprendizado compartilhado. O resultado foi uma experiência acolhedora, em que cada participante pôde compreender seu papel ativo no cuidado e, ao mesmo tempo, fortalecer a confiança no hospital.”

A ação demonstrou a eficácia de traduzir protocolos e metas internacionais em práticas simples, criativas e acessíveis. Além de contribuir para a redução dos riscos assistenciais, essa abordagem promove a humanização do atendimento, reiterando o compromisso institucional em oferecer uma assistência segura, centrada no paciente e com uma experiência de cuidado positiva.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

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