Aguarde...
26 de Setembro de 2025
Instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro, chama atenção para a promoção de práticas de cuidado que garantam a segurança e reduzam riscos no atendimento de saúde. Segundo a OMS, eventos adversos evitáveis estão entre as principais causas de danos em hospitais ao redor do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que medidas simples de prevenção poderiam evitar milhares de incidentes todos os anos.
Na Santa Casa de São Roque, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura local, a segurança do paciente é tratada como prioridade. A unidade tem reforçado protocolos, promovido treinamentos constantes e adotado práticas de humanização para tornar a assistência mais segura e qualificada. “A segurança do paciente é um dos pilares da qualidade assistencial. Trabalhamos para proporcionar um cuidado centrado no paciente e baseado nas melhores evidências”, afirma Marina Trintinaglia, coordenadora e enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade.
Entre as iniciativas que já apresentam resultados estão a implantação do Protocolo de Atendimento ao AVC, que agiliza a resposta a casos de Acidente Vascular Cerebral, a padronização de práticas seguras na maternidade e o uso de tecnologia RFID na lavanderia hospitalar, que permite maior controle no processamento de enxovais. Também foram ampliadas as teleconsultas no pronto-socorro e fortalecida a cultura de notificação interna de riscos. “A combinação de tecnologia, padronização de processos e qualificação das equipes tem promovido uma assistência mais segura e eficiente, com impacto direto na experiência do paciente”, destaca Marina.
A equipe multiprofissional passa por treinamentos regulares e formação continuada para manter o padrão de qualidade. O investimento em capacitações periódicas e no trabalho colaborativo entre setores fortalece a cultura de segurança, valoriza os profissionais e reflete diretamente no atendimento.
Segundo a unidade, esses avanços são percebidos pela população. “A confiança do público é construída pela consistência dos resultados. Ao investir em cuidado centrado no paciente, transparência e qualificação, reforçamos a imagem da unidade e oferecemos um serviço cada vez mais seguro”, avalia a coordenadora.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!